Documentários

Telas ganha data de estreia em cinemas de Rio de Janeiro e São Paulo

O documentário Telas, estreia na direção de Leandro Goddinho, já tem data de lançamento para as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. A produção acompanha nove influenciadores digitais que usaram as redes sociais para que as suas vozes fossem ouvidas. A proposta do longa é responder à pergunta: será possível transformar o mundo através das telas de nossos celulares e computadores? Distribuído pela O2 Play e produzido pela Claraluz Filmes, o documentário chega aos cinemas paulistas e cariocas em 06 de junho.

Telas investiga como influenciadores digitais brasileiros usam as mídias sociais para promover o ativismo em temas como a representação racial, questões LGBTQIA+, feminismo e política. Enquanto criam conteúdos para diferentes plataformas, tratando de assuntos considerados tabus de forma leve e desconstruída, os influenciadores compartilham seu cotidiano e criam um senso de comunidade entre seus seguidores.

Além de abordar a pandemia de Covid-19, o documentário também foi atravessado por ela em suas gravações. De acordo com o produtor Fernando Sapelli, as pesquisas começaram em 2020 e o filme foi produzido durante os dois anos seguintes e, por conta dos protocolos de segurança vigentes, as gravações foram realizadas de forma remota. “Conseguimos gravar tudo sem precisar deslocar ninguém das suas cidades, e com o apoio de equipes locais que levavam o equipamento até a casa das personagens. Foi um grande desafio e aprendizado, e a produção também serve como um registro antropológico desse momento único”, comenta Sapelli.

LEIA TAMBÉM:
Bad Monkey ganha data de estreia e primeiras imagens

Telas conta com a participação de Aline Maccari, Gabriel Comicholi, Livia La Gatto, Lorelay Fox, Maíra Medeiros, Marcos Oli, Thamirys Borsan, Valter Rege e Victor Di Marco. A ideia para o documentário surgiu como uma expansão de um projeto de curta do diretor, chamado “Positive Youtubers – A Machinima Documentary”, que investiga como pessoas que vivem com HIV fazem ativismo digital através das redes sociais no Brasil.

Advertisement

De acordo com o documentário, estudos recentes apontam que, em média, adultos passarão pelo menos metade de suas vidas na frente de uma tela. Pensando nisso, o documentário busca responder questões importantes quanto à relação das pessoas com as mídias sociais.

“O fenômeno dos influenciadores digitais transcende a mera promoção de produtos; eles se tornaram os narradores e curadores de nossa era digital. Ao criar conteúdo de relevância social, eles não apenas oferecem entretenimento, mas também abordam questões importantes que moldam nossa sociedade. Seja desafiando tabus ou explorando novas formas de expressão, esses criadores de conteúdo estabelecem conexões autênticas com um público jovem ávido por autenticidade e inovação”, conta o diretor Leandro Goddinho.

“Telas surge como um retrato revelador desse momento histórico, captando não apenas as mudanças em nossa forma de consumir conteúdo, mas também as complexidades do novo mundo digital em que vivemos. É um convite para refletir sobre as possibilidades e desafios desse universo em constante evolução”, completa Goddinho.

Telas foi selecionado para ser exibido em alguns circuitos de importantes festivais audiovisuais, incluindo a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos mais importantes, e o 31º Festival Mix Brasil, voltado para produções que representam a força da pluralidade e a riqueza das narrativas da comunidade.

QUEM AVISOU: Maria Morales / Assessoria de Imprensa da O2 Play.

Advertisement
Rafael Façanha

CARREGAR COMENTÁRIOS

Últimas Notícias:

TCL patrocina Meet & Greet da BGS 2025 pelo 3º ano seguido

A BGS 2025 terá a TCL novamente como patrocinadora do Meet & Greet, onde fãs…

13 de agosto de 2025

Ne Zha 2 estreia nos cinemas do Brasil em setembro

Com direção de Yu Yang, Ne Zha 2: O Renascer da Alma chega aos cinemas…

7 de agosto de 2025

Yoko Shimomura, compositora de trilhas icônicas, estará na BGS 2025

Lenda dos videogames, Yoko Shimomura participará da BGS 2025 nos dias 10 e 11 de…

17 de julho de 2025

Superman estreia com US$ 125 milhões nos EUA

Superman, de James Gunn, fatura US$ 125 milhões nos EUA e US$ 220 milhões globalmente…

15 de julho de 2025

Cinépolis lança combo exclusivo do Superman

A Cinépolis lançou um combo temático do novo filme do Superman, com copo exclusivo do…

11 de julho de 2025

Superman (2025): cuecas, resgate do otimismo e um jornalismo eficiente

Resgatando símbolos, otimismo e sua humanidade, Superman é o alento que tanto nós quanto o…

10 de julho de 2025